Achei enquanto futucava o Não salvo.
2009 se iniciou com novas regras ortográficas, lembro que em meados do ano passado li uma matéria a respeito e pensei: tanta coisa pra fazer e nego vai se preocupar em unificar a ortografia, que entrou em vigor ontem no Brasil, causando divergências entre escritores, lingüistas, educadores, políticos, e por que não, em mim, em você, no seu irmão que entrou no ensino fundamental em 2008, em nossos avós e principalmente nos papagaios.
Apresentamos a seguir uma breve explicação das principais mudanças que ocorrerão no português brasileiro.
I) Alfabeto
O alfabeto, que hoje tem 23 letras, passará a contar com 26, com a volta das letras k, w, y.
II) Acentuação
Acento agudo = não serão mais acentuadas as paroxítonas que tenham os ditongos abertos ei e oi. Assim, a palavra assembléia não terá mais acento, será assembleia. Pertencem a essa lista, palavras como idéia, geléia, Coréia, bóia, jibóia, Tróia, heróico, que deverão ser grafadas como ideia, geleia, Coreia, boia, jiboia, Troia, heroico.
Não receberão acento as palavras paroxítonas com i e u tônicos, quando formarem um hiato. Assim, baiúcae feiúra deixarão de ser acentuadas.
As formas verbais que possuem acento tônico na raiz, com o u tônico precedido de g ou q e seguido de e oui deixarão de receber acento. Dessa forma, argúis e redargúis, serão arguis e redarguis.
Acento circunflexo = as paroxítonas terminadas em oo e em eem não serão mais acentudas. Assim, as formas vôo, abençôo, perdôo, vêem, dêem, crêem, lêem passarão a ser grafadas como voo, abençoo, perdoo, veem, deem, creem, leem.
Acento diferencial = o acento diferencial, hoje, é utilizado para distingüir palavras homófonas (que possuem o mesmo som). Essas palavras podem ter acento agudo ou circunflexo. Com o acordo, o acento das palavras homófonas deixará de existir. Assim, as seguintes palavras deverão ser escritas da mesma forma:
para (preposição) e pára (verbo, 3ª pessoa do presente do indicativo);
pélo (do verbo pelar) e pêlo (substantivo);
péla (do berbo pelar) e pela (preposição com artigo).
No entanto, o acento diferencial será mantido para a distinção de por (preposição) e pôr (verbo) e pôde (verbo conjugado no passado) e pode (verbo conjugado no presente).
III) Trema (já sinto saudades do trema)
O já conhecido e temido sinal gráfico de dois pontos usado em cima do u nos grupos que, qui, gue, gui será definitivamente suprimido. Dessa forma, palavras como agüentar, lingüiça, tranqüilo, freqüente, deverão ser todas grafadas sem o trema.
Contudo, o acordo prevê que o trema seja mantido em nomes próprios de origem estrangeira, como Bündchen.
IV) Hífen
O hífen deixará de existir em dois casos.
* Quando o prefixo terminar com vogal e o segundo elemento começar com r ou s, devendo-se estas consoantes duplicar-se. Dessa forma, palavras como anti-religioso e anti-semita deverão ser escritas como antirreligioso e antissemita.
* Quando o prefixo terminar com vogal e o segundo elemento começar com vogal. Dessa maneira, palavras como auto-estrada e extra-escolar passarão a ser grafadas como autoestrada e extraescolar.
Porém, o hífen permanece se a palvra for iniciada por h, como em anti-horário e mini-hotel ou se o prefixo terminar pela mesma letra que inicia a palavra a que ele se liga, por exemplo, anti-inflacionário e tele-educação.
V) Palavras de dupla grafia:
O acordo ortográfico prevê dupla grafia nas palavras proparoxítonas cuja vogal tônica admita mudança de timbre. Ou seja, o novo acordo leva em consideração a diferença de pronúncia em cada país. Assim, será aceita a dupla grafia de palavras como fenômeno e fenómeno, tênis e ténis, cantamos e cantámos,acadêmico e académico.
AGORA O MAIS IMPORTANTE É SABER QUE:
Separado continua escrevendo tudo junto, e tudo junto continua escrevendo separado.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
6 comentários:
"tanta coisa pra fazer e nego vai se preocupar em unificar a ortografia" EURI !
Se não me engano, eu já ouvi falar de você e te vi na apresentação do street lá no sigma. a ana gabriela, do 8º ano agora, falava tanto de você ! Também amei seu blog e vou continuar visitando. acho que já visitei uma vez quando vi que você tava nos lidos da bruna calland :D 1bj
Já deve ter ouvido mesmo, falam de mim que é uma beleza [risos, risos] é ! ana gabriela ? gabi ? irmã da carolzinha ? que foooooofa. Continue visitando mesmo, preciso de visitas senão esse negócio começa a dar teia de aranha. A Bru Callanga [ops], Calland é outra fofa, me ajudou pacas a fazer esse blog, lê o dela todo dia também. [divulgação básica]
beijão :*
eu leio o da dricka todo dia tbm, eh uma arraso...
hahaha, mas hein, vim aqui falar outra coisa...
POSSO FALAR? O.D.I.E.I!
Isso é coisa de pobre (sem preconceitos) coisa de país que nao consegue ir pra frente com a educação e simplesmente me inventa uma regra maldita pra ver se "facilita" vê se geléia, tróia e outros nao vou ter acento?? e bem-vindo (vou escrever pra sempre assim) vai ser benvindo! WHATA HELL, tomanucuseistudo!
falei.
concordo LITERALMENTE COM VC JU ! Isso e coisa de gente que nao consegue mudar o sistema inteiro, nao consegue mudar um pais e fica tentando se igualar a grafia de quem e desenvolvido.a TENTATIVA aqui e ficar igual a escrita inglesa : sem acento, poucas palavras e internacionalizada..JAMAIS o portugues vai ser isso.FICA COM O QUE TEM e nao complica o que ja e UM SACO de aprender. falei
é tudojuntoemisturado, falei
tudojuntoemisturadoénóixfiihqueroverquemvailerissoaqui, falei
Postar um comentário